2013-09-22

Casa do Alentejo

O almoço foi na Taberna, na Casa do Alentejo.
Depois do almoço fomos desenhar e o primeiro local que escolhi foi a escadaria para o piso 1. Aquela dos azulejos e mobília antiga. Sentei-me no chão enquanto ouvia a fantástica música do baile que entretanto se desenrolava (e voltava a enrolar em convencidos passos de dança) no salão do palco.
Não consegui acabar o desenho porque apareceu um guarda dizendo que não podia estar ali sentado.
"... mas eu estou a desenhar..."
"Pode desenhar, mas não assentado no chão. São ordens!..."
Lá me levantei com o desenho a meio e desci para o pátio de entrada onde me sentei ordeiramente numa das várias cadeiras disponíveis.
O baile continuava, com a música enchendo o espaço, e era grande o corropio de visitantes e turistas que fotografavam a torto e a direito.
Não durou muito o desenho porque voltou o mesmo guarda dizendo que tinha de sair porque já estava "a abusar". Se queria desenhar ali tinha que pedir autorização prévia.
É claro que não insisti. Levantei-me e saí mas fiquei perplexo.
Fotografias à vontade, mas desenhos, primeiro sentados e depois sentados ou de pé, só com autorização prévia ! é assim na Casa do Alentejo...




1 comentário:

Henrique Vogado disse...

Há quem ainda não saiba reagir a uma pessoa a desenhar. Com o tempo havemos de lá chegar. E a Casa do Alentejo que é lindíssima!