2023-03-22

Sevilla

Faz hoje um ano que parti para começar, em Sevilla, a caminhada para Santiago.
Os desenhos do Camiño estão neste livro:
http://bonecosdebolso1.blogspot.com/2023/03/bonecos-de-bolso-na-via-de-la-plata.html

A guerra estava nos primeiros dias e os bilhetes para o bus da noite eram baratos. 15,00€ de Lisboa a Sevilla.
A viagem foi barata mas horrível. Nem um lugar vago. Informação nenhuma.  Motoristas carrancudos e com respostas contraditórias. Nunca se sabe onde é a próxima paragem nem onde se faz o transbordo.
Todos os outros passageiros em condições bem piores do que eu. Orientais, médio orientais e outros, que não falam português nem espanhol e que andam ao sabor de informações não confirmadas. 
Lembrei-me muito das "Grapes of Wrath" do Steinbeck: "Há laranjas para apanhar na Andaluzia" ... "Uma estufa está a contratar em VN Milfontes" ... "Vai começar a azeitona em Beja"...  e lá vão eles nos bilhetes de 15,00€, com toda a bagagem num saco de plástico, para descobrir que já lá chegou primeiro o engajador da Ford Transit e que não há lugar para quem não esteja "protegido" por uma organização.




1 comentário:

Galeota disse...

... sentada no " Panrallao ", lembrava-me de Dulce Rocha, Rosário Félix, Margarida Sousa Uva, Feliciana ???, Zinha Martins Gomes, Maria João Rodrigues, José Luís Saldanha Sanches, António Monteiro Cardoso, Carlos Paisana, António Garcia Pereira, José Luís Roquete e Alfredo Gonçalves.