Mostrar mensagens com a etiqueta Flores e Árvores. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Flores e Árvores. Mostrar todas as mensagens

2019-02-28

Olaias

Por mais patranhas que os políticos partidários nos contem, por mais aldrabices que os CEO pintem nas assembleias, por mais que rodem os "boys", para além de todas as desgraças, apesar (por enquanto) das maldades que vamos fazendo ao planeta, chegamos a esta altura e a natureza começa a despontar. Há quinze dias foram os folhados. Esta semana os botões das olaias. Os plátanos já têm umas pontas gordinhas... Há esperança!

2018-12-13

2018-06-07

Alvarinho

Em Melgaço quintal não é quintal sem uma latada de Alvarinho e um espigueiro.

2018-04-18

Conheço-a de ginjeira...

No Hospital Júlio de Matos há uma ginjeira que está agora em flor. Linda !!!
Vou tentando mas é impossível trazer para o caderno a beleza e a leveza  daquelas flores.


2018-02-08

Hospital Júlio de Matos

Queixei-me do frio mas explicaram-me: "Está mas é um calor esquisito..."
Em todo o caso os dias já estão maiores e, por trás das árvores despidas, há céu azul.

2017-07-10

As árvores da Madeira

As árvores (e a vegetação de uma forma geral) são um dos atractivos da Madeira. Desenhar aquelas árvores seria um programa de vida. Há para todos os gostos, das mais espampanantes às mais clássicas.
O problema é que, para mim, são exóticas e nem sempre consigo distinguir o que é característico do exemplar e da espécie.

2017-06-05

Um fim de semana em grande

É uma ginjeira, no Hospital Júlio de Matos e na sexta-feira estava linda. Cheia de fruta, ainda não completamente madura, vermelhíssima, brilhante, com a pele esticada e sem mácula. Mesmo a pedir "mão de mexer" (© Carlos Tê).
Ainda vi chegarem os melros. Muitos. Negros. Quase mais melros que ginjas. Pareciam políticos à volta dos negócios. Para eles foi um fim de semana em grande.

2017-05-26

Ulmeiro

Lembro-me dos ulmeiros no Jardim da Estrela, na Av Liberdade e noutros locais. Umas árvores grandes que no outono atapetavam o chão.
A páginas tantas deu-lhes o trangolamango e desapareceram. Foi assim em toda a Europa, menos numa pequena aldeia... não, não estou a falar do Astérix.
Estou falando de uns lindos ulmeiros que me mostraram no Hospital Júlio de Matos. Nem os reconhecia porque são umas jovens e belíssimas árvores ainda sem a "poda camarária" que formatou os ulmeiros que tinha na memória. Aprendi até que têm uma assimetria na base das folhas, tal como as tílias.
Será que a bactéria ou lá o que deu cabo dos ulmeiros não chega ao HJM? Será mesmo o regresso do Astérix?



2017-05-22

Ervas espontâneas na cidade

Seguindo o desafio da QUERCUS.
Não sei como se chamam estas espigas, mas aparecem por todo o campo e cidade, pelo menos aqui pelas latitudes de Lisboa.
Também não sei quando é o DIA DA ESPIGA mas palpita-me que estará para breve o encontro fatal entre o calendário e as espigas, papoilas, camomilas, oliveiras, etc.
(Local: Hospital Júlio de Matos, Freguesia de Alvalade, Concelho de Lisboa)

2017-05-03

Abrantes

Tarda nada tem a porta cheia de hortenses.

2017-04-25

25 Abril

Um desenho com exactamente 30 anos, em plena fase lápis de cor.

2017-04-17

Faculdade de Ciências

Graças à ajuda do Filipe acho que já consigo publicar a partir do iphone. Obrigado Filipe.
Esta aurocária, mesmo ao pé do Grande Auditório da Faculdade de Ciências, ainda é pequenota mas, se lhe derem oportunidade, há-de crescer bem.





2016-10-06

Metrosidero

Do Hospital Júlio de Matos, um metrosidero para o #inktober 06 #inktober2016

2016-06-15

Expo Clube Militar Naval

Obrigado a todos os Amigos que estiveram presentes.

Exposição
2016-06-15, 18:00h – 20:00h
A exposição ficará até 2016-06-23
Avenida Defensores de Chaves Nº 26
1000-117 LISBOA

2016-05-05

Quinta-feira da espiga

Espiga é esta chuva que não há meio de me largar os horizontes.

2016-04-12

Marmeleiros

Este ano não desenhei os plátanos da minha janela, mas havia uns rebentos de marmeleiro mesmo a querer entrar para o caderno.

2015-10-09

Hoje é uma fotografia

Agradecendo aos Corticeiros que tiveram este cuidado.
Contrasta com a falta de atenção, desleixo ou vandalismo tão comuns.
Quem está familiarizado com os percursos de grande rota sabe do que eu estou a falar.
#rotavicentina

2015-05-07

Dedaleiras

Em pequeno aprendi que se chamavam dedaleiras, mas associo também a dormideiras.
Diz que está em perigo de extinção mas este ano apareceram às dezenas. a serra está linda!
Não sei o nome em latim. terão algo de opiácio?

2015-03-20

Primavera?

Ainda não há folhas e os rebentos ainda nem são esverdeados, mas as copa dos plátanos já estão um pouco mais opacas.