2010-10-14

Peneireiros


Um, dois, três…
Bateram as asas, deram umas voltas por cima de nós e... foram à vida.
Podia não ter sido assim.

O Sagres e o S Vicente são dois peneireiros – falcus tinnunculus – que, em 2010.07.02 caíram do ninho. A história podia acabar aqui, mas não. Houve alguém que os recolheu e entregou na RIAS.
Foi lá que os alimentaram e os deixaram crescer, ensinaram-nos a caçar (como será que se ensina um falcão a caçar ???) e prepararam-nos para a vida selvagem (será que também os prepararam para as selvajarias da vida?)

Em 2010.10.02, ainda não completamente adultos mas já em idade de fazerem pela vida, numa pequena cerimónia organizada pela Fábia e pelo João, no âmbito do Festival de Observação de Aves de Sagres, foram devolvidos à liberdade. Foi comovente.

Parabéns a todos os que contribuíram para este bom sucesso.

6 comentários:

Filipe LF disse...

Belos desenhos e bela história.
Abraço

Galeota disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Galeota disse...

Largo das Peneireiras.
(Freguesia da Charneca: nos campos agrícolas co-habitavam estas aves com os agricultores. "Limpavam" os ratos das terras de semeadura.

Anónimo disse...

Ó Pedro que boa história! Eu só conheço é peneirentos que giram a nossa volta e não nos largam, não nos livramos deles, não se fazem à vida... mas sabem caçar.
Foi uma bela caminhada, a tua, pelo que vemos. Abraço
G.

garina do mar disse...

tem graça!!! vi alguém no Festival a desenhar num caderno de bolso e palavra! que pensei se seria o "Bonecos de Bolso" em pessoa... no dia seguinte, vim cá espreitar a ver se seria mas não estava cá nada e no meio das correrias habituais nunca mais me lembrei... com o seu comentário hoje no MN resolvi vir de novo espreitar e eis que estão confirmadas as minhas suspeitas ;)

caro "colega"! venho informá-lo que voltei lá este sábado e que, para além de um grupo com perto de duas centenas de grifos, vimos também muuuuuitas águias cobreiras e calçadas... as fotos hão-de aparecer um dia no MN, quando conseguir "identificar" o que lá está!!

RIAS disse...

Olá Pedro!

Muito bom trabalho! Obrigada pelos desenhos :)

Já agora, para ensinar um peneireiro a caçar temos umas instalações preparadas onde colocamos alimento vivo (ratinhos neste caso) e observamos se a ave caça (caso seja possível) ou então vamos controlando o peso do animal para sabermos se ele está a comer.
Só podemos devolver um animal à natureza se tivermos a certeza que ele está apto para se alimentar sozinho.
Até breve e mais uma vez obrigada!
Fábia