2012-09-26

Vassouras

Houve uma fase da minha vida em que viajei bastante.
Comecei a interessar-me por vassouras.
Não as vassouras de plástico, iguais em qualquer parre do mundo, mas as vassouras feitas com os materiais e saberes locais.
Encantou-me ver peças tão bonitas e constatar como a mesma função simples, básica e doméstica pode ter respostas tão diversas em sintonia com as matérias primas e dos usos de cada local.
Foram crescendo em simultâneo a colecção das vassouras e a colecção de olhares reprovadores de outros companheiros de viagem com bagagens mais convencionais.

Entretanto fui recebendo alguns magníficos exemplares provenientes de locais onde nunca fui e, agora, as vassouras ocupam umas paredes lá em casa - houve quem lhes chamasse um motor show para bruxas...

Este verão estive a desenhar algumas. Não todas, mas as mais diferentes ou, por alguma razão, mais significativas.

6 comentários:

Luís Ançã disse...

Um Museu.

António P. disse...

Bela colecção, Pedro.
Abraço

Filipe LF disse...

Fantásticos!
A colecção e os desenhos!

Henrique Vogado disse...

A colecção e os desenhos são uma maravilha. Tento imaginar quem passa e vê num aeroporto uma vassoura a saír de uma mochila :-)

m disse...

uma boa fase!

Galeota disse...

... lembrei-me do Museu Etnográfico da Sociedade de Geografia.