2005-10-09

GR 25.1

ANDARES E PASSEARES
GR 25.1 Caminhos de Santiago

A GR 25 é mais um dos caminhos “portugueses” para Santiago. Vai ligar à Via de Prata, em Ourense. No Concelho de Montalegre foi marcado pela Câmara Municipal (informações CM Montalegre, Paula Americano, 276.511.010).

É um percurso curto e bastante fácil, que contorna a Serra do Larouco.

Ainda se vêm rebanhos, carroças puxadas por burros ou machos, carros de bois e bastantes terrenos arranjados e tratados. Como os caminhos ainda são usados vão-se mantendo em bom estado e relativamente limpos.

Cruzamo-nos com uma senhora vestida de preto, que vinha de amanhar um campo. Levava à cabeça uma enxada e um ancinho todo em madeira e um grande tronco seco, que aqui ainda se cozinha a lenha.

Durante vários dias os fogos queimaram a serra sem que ninguém lhes acudisse. Todos asseguram tratar-se de fogos postos para queimar o restolho (não há fogos antes das ceifas) e criar pasto para o gado. São estes fogos que, descontrolados, vão queimando a serra.

Mais em baixo, nos locais onde o fogo ainda não chegou, é uma alegria caminhar por bosques de carvalhos, castanheiros e bétulas. Aqui o pinheiro e o eucalipto ainda são uma minoria. Há zonas onde o chão está atapetado com bolotas e ouriços.

O perfil da serra é coroado por uma crista ondulante de geradores eólicos, todos do lado de Espanha. Dizem que não os instalaram em Portugal por causa do parapente (?) que tem em Montalegre um importante desenvolvimento, com provas anuais e um campeonato do mundo no activo.

Inexcedíveis na simpatia e nos esforços para tornar agradável a passagem por Montalegre foram a Irene e o Jorge (276.512.477)












Serra do Larouco




















Roseira brava e carqueja
















Milho a secar


















A puxar o carro

4 comentários:

Titá disse...

Extraordinário! Parabéns mais uma vez!

Quica disse...

Já não passo sem cá passar. Verdadeiramente maravilhoso.

Anónimo disse...

Adoráveis caminhos.
Galeota

Jorge Barrote disse...

Encontrei este Blog sobre a GR 25.1
A minha questão vai no sentido de saber se liga à Via de Prata para Santiago, e esta ligação está sinalizada em Espanha.